terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reciclando

Para entenderem sobre a reciclagem dos plásticos, é preciso entender o que é um plástico.

  Plásticos são formados por grandes cadeias de polímeros que são formados por cadeias menores chamados de monômeros. A partir de um processo químico chamado polimerização os monômeros são agrupados para formarem os polímeros. Com isso pode-se determinar as propriedades do material devido ao tamanho de sua cadeia de polímeros.
Há dois tipos de polímero:
1) Termoplástico- Não sofrem alteração em sua estrutura química quando aquecidos e resfriados podem ser moldados novamente. Exemplos: polipropileno (PP), policloreto de vinila (PVC), entre outros.
2) Termofixos- Uma vez moldados não podem ser fundidos e remoldados novamente. Exemplos: poliésteres, poliacetato de etileno vinil (EVA), entre outros.

Reciclar, o meio ambiente agradece !
O plástico ocupa de 5 a 10% do total de lixo em geral, variando um pouco conforme a área. Do que consumimos apenas 15% é reciclado, onde vai parar o resto ? O lixo ao ser descartado vai para as ruas, lagos, bueiros, entre outros lugares, prejudicando terrivelmente o meio ambiente e a população que sofre com a poluição. Uma saída para esse problema ? Reciclar.
A maior parte dos produtos plasticos são recicláveis como sacolas, embalagens para alimentos, potes e vasilhas, artigos domésticos, garrafas PET, entre muitos outros. Porém há uma ínfima parte que se restringe a reciclagem como cabos de panela, pratos, canetas, bijuterías, embalagens a vácuo, etc.
Há uma classificação dos descartes plásticos que se divide em:
- Pós-industrial: Provêm principalmente de refugos de processos de produção e transformação, etc.
- Pós-consumo: São os descartados pelos consumidores, sendo a maioria embalagens.

  A fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima primária (petróleo) até a formação do produto final. Esse plástico reciclado pode não só ser usado de diversas maneiras, como na fabricação de garrafas, baldes, 'madeira' plástica, cerdas, etc, como também economizaria em recursos naturais.

Processo de reciclagem:


Há três tipos de reciclagem: química, mecânica e elétrica
Reciclagem qúimica:
 Re-processa os plásticos para transformá-los em petroquímicos básicos que servem de matéria-prima em refinarias ou centrais petroquímicas. Recupera os componentes químicos individuais para reutilizá-los como produtos químicos ou em novos plásticos. Esse processo permite a reciclagem de várias misturas de plásticos diferentes.
A reciclagem química permite diferentes processos, destacando-se:
1) Hidrogenação: cadeias de polímeros são quebradas pelo hidrogênio e calor
2) Gaseificação: os plásticos são aquecidos com oxigênio, gerando gás contendo monóxido de carbono e hidrogênio
3) Quimólise: quebra parcial ou total dos polímeros em monômeros pelo metanol e água
5) Pirólise: quebra das moléculas pela ação do calor, sem oxigênio. Gera frações de hidrocarbonetos

Reciclagem mecânica:
  Consiste na conversão dos plásticos em grânulos que podem ser reutilizados na produção de novos produtos plásticos. Esse processo passa por certas etapas que são:
- Separação: separa os plásticos de acordo com a identificação ou aspecto visual. São separados juntamente rótulos de diferentes materiais, tampas, etc.
- Moagem: após a etapa de separação, os plásticos são moídos e fragmentados em pequenas partes
- Lavagem: depois de serem moídos são lavados com água para retirar os contaminantes
- Aglutinação: completa a secagem do plástico moído e em seguida o compacta, reduzindo seu volume. É nessa etapa que são incorporados aditivos como pigmentos e lubrificantes
- Extrusão: por fim, a extrusora funde e torna a massa plástica homogênea.

Reciclagem energética:
  Recupera a energia contida nos plásticos por processos térmicos. Diferentemente da incineração, a reciclagem energética utiliza os residuos plasticos como combustível na geração de energia, a incineração não reaproveita a energia desses materiais.
A queima de plásticos nesse processo reduz o uso de combustíveis, sendo uma economia de recursos naturais.
Curiosidade: A energia contida em 1 kg de plástico é equivalente a contida em 1 kg de óleo combustível.



Plásticos reciclados

Nenhum comentário:

Postar um comentário