segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Plásticos ecologicamente corretos, será possivel ?

É impossível negar os benefícios que os plásticos trouxeram à humanidade, seja na formação de novos tecidos como em objetos que substituíram os vidros e madeiras, tornando-se mais resistentes e economicamente mais acessíveis.
Porém, parece haver mais problemas acarretados ao uso excessivo desse material do que beneficios. Todos sabem que os plasticos não são em geral degradáveis, se reintegram à natureza apenas décadas ou até séculos depois de descartado, liberando na atmosfera gases que contribuem para o aquecimento global além de poluírem ainda mais. São produzidos a partir do petróleo que é uma fonte não renovável e que demora milhões de anos para se formar.
Em busca de uma solução para esses problemas, cientistas e ambientalistas vem pesquisando e desenvolvendo materiais similares aos plasticos, ecologicamente corretos, sendo biodegradáveis e fotodegradáveis. A seguir explicaremos um pouco sobre cada um.

Biodegradáveis: - Amido
Desenvolvido a partir de uma nova tecnologia, o amido termoplástico é produzido a partir do amido. O amido encontrado em alimentos como milho, arroz, entre outros, é encontrado em abundancia na natureza com o cultivo de cereais, é uma substancia renovável e possui um custo baixo, tendo grande potencial em substituir o plástico em um futuro relativamente próximo.
Mas como ocorre o processo ? É simples, o amido sob certa pressão e temperatura, e na presença de um agente plastificante pode ser "gelatinizado". Assim, sob o efeito de cisalhamento, isto é, um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, o amido é fundido, tornando-se no amido termoplástico.

- Cana-de-açucar
Para aqueles que achavam que apenas o álcool e o açucar podiam ser extraídos da cana-de-açucar se enganaram. A partir da substancia sacarose, presente no açucar, desenvolveu-se o biopolímero, plástico degrádavel.
Após a cana-de-açucar ser transformada em açucar é colocado uma bactéria natural que come esse açucar. Quando a bactéria não consegue mais se alimentar ela é inativada e entra no processo um solvente natural (feito na usina) que remove o polímero (que se encontrava dentro da bactéria). A bactéria morta retorna à lavoura como adubo orgânico e o polímero é transformado em produtos plásticos.

Fotodegradáveis:
É uma mistura do polietileno com um polímero orgânico, que se decompõe no mínimo duas vezes mais rápido que o plástico comum. Esse polímero fica disperso na estrutura do plástico e atua como acelerador no processo de degradação quando exposto a irradiação ultravioleta, presente nos raios solares, tornando-se amarelado e quebradiço, voltando a natureza e inclusive sob a forma de dióxido de carbono.


Sacolinhas biodegradáveis

Um comentário:

  1. ESSI SITE É XUPER DUPER ULTRA MEGA HIPER DIPER DEMAIX MAIX QUE DEMAIX MUITUH LEGAAAAL MESMUUH ! VOXEIS SÃO DEMAIXX MINAAAAS ! SOU A FÃ NUMERO 1 ! IHAAA, RIPA NA CHULIPA FOGO NAS CANELA
    TENHO QUE IR FRITA HAMBUGA

    XOXOXOXOXOXO
    HIHIHIHI

    ResponderExcluir