segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Polímeros na medicina

Os polímeros por apresentarem grande estabilidade química,física e bioquímica e ainda não apresentarem efeitos cancerígenos tiveram grande sucesso na medicina, tanto na cirurgia plástica como na reconstrutiva.
Amostras de poliéster já foram usadas cirurgicamente com sucesso, em substituição a pequenos pedaçoes de músculos cardíacos.
Com plástico acrílico confecciona-se dentes postiços, e com plásticos epoxídicos próteses de extremidades. É possível não só colocar orelhas e narizes postiços mas também substituir vasos sanguíneos ,valvas artificiais no coração e marcapassos.
A córnea do olho pode ser substituída por uma lâmina castilaginosa do próprio corpo do doente, na qual se faz um orifício que é preenchido com plástico acrílico.
O plástico é também o melhor material para fabricar próteses já que consegue ser forte, leve e simular de maneira natural o andar.
Os polímeros servem também de supercola são capazes de fechar corte cirúrgicos de modo mais eficiente que os 'pontos' de náilon.

Amostra do polímero biodegradável poliuretano-caprolactona, que se mostrou eficiente como matéria-prima para próteses de tecido nervoso e ósseo

Um comentário: