domingo, 7 de novembro de 2010

Bomba atômica

  Como falamos no tópico anterior, a energia contida na matéria do núcleo atômico foi uma descoberta impressionante e que gerou em 1945, terminando com a segunda guerra mundial, as bombas atômicas.
  A bomba atômica é uma arma que utiliza a energia derivada de uma reação nuclear para fazer uma explosão, podendo ser chamada também de bomba nuclear.
  Tudo começou com as idéias de Albert Einstein que acreditava que um átomo atingindo uma parte de um outro átomo, a partir de reações geradas pelos urânio e plutonio, gerariam uma carga de energia imensa que resultaria em uma explosão. Essa teoria junto com a necessidade da criação de novas armas de combate, em meio a guerra, fez com que cientistas do mundo inteiro, nos EUA, desenvolvessem essa arma capaz de destruir cidades inteiras, causando danos irrevesíveis.
  Em 1942 a primeira bomba foi testada com êxito, e assim após três anos destruindo e matando em um total de 350 mil pessoas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no dia 6 de agosto.
Em menos de um minuto após seu lançamento, a 600 metros do solo, as bomba "Little Boy" e " Fat Man" como foram apelidadas, explodiram liberando 15 mil toneladas de TNT, em uma onda de calor que pulverizou a cidade em 11 quilometros quadrados. A maioria daqueles que sobreviveram a bomba morreram meses ou anos depois em decorrencia da radiação nuclear.


A seguir um link de um vídeo do Youtube sobre o bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki.
http://www.youtube.com/watch?v=ldr_GARycz4

Nenhum comentário:

Postar um comentário